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Empresas do setor varejista precisam lidar com grandes volumes de vendas diárias para garantir sua sobrevivência em um mercado tão competitivo e, dentre os motivos que conquistam o consumidor, podemos citar a qualidade, a credibilidade e, é claro, identidade visual do produto.

Para alavancar suas vendas é melhor trabalhar com marcas renomadas pelo público, itens atuais e visualmente atrativos. Entretanto, muitos empreendedores têm dificuldade em cumprir a tarefa de valorizar as mercadorias do estabelecimento por não saberem como exibi-las adequadamente.

Por isso, separamos algumas dicas úteis para que você faça uma exposição de produtos atrativa em sua loja. Confira agora!

Organize categoricamente

Antes de considerar a iluminação ou composição do cenário em que os itens serão exibidos, a exposição de produtos na loja deve seguir uma forma categórica de organização:

  • estabeleça um ponto fixo de exibição na loja para que o cliente acostume-se;
  • exponha todos os produtos juntos (se possível), ocupando as prateleiras de cima e de baixo, formando uma exposição vertical;
  • priorize os produtos que têm mais repercussão no mercado, expondo-os em número equivalente ou superior ao seu índice de vendas;
  • mantenha os produtos líderes de vendas posicionados à vista do cliente;
  • posicione os produtos antigos sempre à frente dos mais novos, para escoá-los primeiro;
  • apresente os modelos do seu produto (cores, variações, sabores, etc) que mais têm participação nas vendas.

Mantenha o ambiente iluminado

Para fazer uma boa exposição de produtos, é imprescindível manter um ambiente com iluminação adequada de forma que atraia a percepção do público e agregue valor às mercadorias.

A ideia não é simplesmente utilizar lâmpadas ou luminárias fortes focadas nos produtos que você deseja destacar, mas trabalhar a iluminação de forma criativa e eficiente, posicionando as luzes de modo que valorize as características especiais do item exibido.

Além disso, é preciso usar luzes que não distorçam as cores do produto, evitando causar frustrações nos clientes na hora da aquisição.

Destaque os itens em promoção

No setor varejista, o uso de promoções para alavancar as vendas ou, simplesmente, “eliminar” mercadorias de coleções passadas para evitar prejuízos, é uma estratégia antiga e muito eficiente.

Entretanto, não basta colocar os itens em promoção e não realizar uma ótima exposição de produtos na loja, não é verdade?

Por isso, sempre que houver uma promoção em sua loja, os itens devem ficar, preferencialmente, em evidência na vitrine principal ou nas gôndolas da entrada, permitindo que as pessoas que passam na frente do estabelecimento consigam visualizá-los com clareza.

Valorize os produtos por meio da composição visual

Você já deve ter percebido que as lojas varejistas têm o costume de personalizar toda sua estrutura física com temas específicos de acordo com a época do ano, feriados, acontecimentos e datas comemorativas, não é verdade?

Além de criar um ambiente convidativo para o consumidor, essa estratégia é muito utilizada para agregar valor aos produtos do estabelecimento por meio da composição visual.

Por exemplo, as cores e decorações utilizadas no Natal costumam funcionar muito bem com produtos do setor alimentício, chegando a triplicar as vendas neste período.

Outro exemplo é a identidade visual de uma loja que é capaz de elevar o preço que o cliente está disposto a pagar pelas mercadorias. Afinal, quantas vezes você já se deparou com lojas tão bonitas e organizadas que aparentavam ter produtos caros apenas devido ao visual?

Em outras palavras, para montar uma exposição de produtos de sucesso faça uma composição visual agradável, elegante e limpa aos olhos do cliente. Sem dúvidas, os consumidores não resistirão e suas vendas serão alavancadas.

Gostou das nossas dicas de exposição de produtos? Então não deixe de conferir também os tipos ideias de etiqueta para sua loja!