fbpx

Afinal, para que serve Ribbon da impressora térmica?

ribbons cera misto resina

Vai trabalhar com uma impressão térmica no seu negócio? Então, você precisa conhecer para que serve um ribbon na impressora térmica e saber como escolher o melhor tipo e usar as etiquetas personalizadas para conquistar seus clientes.

As impressoras térmicas são específicas para a confecção de etiquetas de códigos de barra de modo ágil, rápido, com baixo custo e alta qualidade de produção, algo que atrai muitas empresas. Existem dois formatos de impressão. A primeira é por meio do uso de um papel sensitivo que pode ser aquecido diretamente pela cabeça térmica da impressora.

A segunda opção é pelo uso de um ribbon, ou fita de transferência térmica, que suporta altas temperaturas. Essa é uma alternativa mais resistente e de melhor qualidade para quem trabalha com produtos que necessitam condições especiais de mantimento. A escolha desse formato é mais comum, uma vez que garante a maior qualidade da etiqueta, algo essencial no varejo.

Para você entender melhor, separamos as principais informações sobre esse tipo de impressão e o ribbon da impressora térmica. Confira:

Quais as vantagens da impressão térmica?

Não é por acaso que muitos varejistas optam pela impressão térmica. Ela apresenta boa qualidade e oferece diversos benefícios para os negócios, que vão além do seu custo-benefício. Dentre as vantagens de usar esse tipo de impressão, podemos citar:

  • qualidade da visualização do código de barras;
  • velocidade de produção;
  • economia de insumos.

O que é o ribbon da impressora térmica?

Ribbon, ou fita de transferência térmica (TTR –​Thermal Transfer Ribbon), é o material usado nas impressoras térmicas. Em síntese, é como o toner de uma impressora tradicional. Essa fita, é uma película plástica revestida com tinta, que, quando aquecida em pontos específicos no processo de passar pela cabeça térmica da impressora, transfere informações predefinidas para uma etiqueta.

Essa fita pode ser usada não apenas para a impressão de código de barras, mas também de gráficos, logotipos, códigos bidimensionais e outras informações. Além disso, existem opções de tipos de fitas que são mais resistentes a umidade, agentes químicos, atrito e outros elementos usados no processo de embalagem e manutenção de produtos.

Quais os tipos de ribbon?

Agora que você já conhece a fita de impressão térmica, entenda quais os principais tipos:

Ribbon de cera

É uma película plástica revestida de cera, feita para realizar impressões de código de barras, dados e informações em etiquetas adesivas ou papel. A cera é um composto mais frágil, portanto, não é indicada para produtos que sofrem com variações de temperatura, atrito ou umidade. Mesmo apresentando custo baixo, garante qualidade de impressão e alta velocidade de produção. Muito usada na indústria farmacêutica, em etiquetas nutricionais ou em expedição.

Ribbon de resina

Direcionada a produtos ou itens que são expostos a riscos de variação de temperatura, até mesmo congelamento, bem como umidade, atritos e uso de substâncias químicas. É composta por uma película plástica de resina aplicada em filmes. Seu valor é maior, porém, traz como vantagens o uso mais diversificado e a alta resistência. É aplicada em etiquetas, produtos automotivos, itens hospitalares e laboratoriais e em produtos que são armazenados em câmaras frias.

Ribbon misto

Composta por cera e resina, possuindo resistência intermediária entre as duas opções anteriores. Indicada para materiais que passarão por algum processo de umidade, atrito ou variação de temperatura, porém, de forma mais simples, não precisando da potência do ribbon de resina. Usada em processos de transporte de carga, etiquetas de advertência e em componentes diversos.

Lembre-se de que o uso de ribbon de má qualidade pode gerar problemas nos resultados do projeto de impressão e também para a impressora, podendo diminuir a vida útil dela e gerando custos de substituição da cabeça térmica do equipamento. Afinal, materiais sem qualidade fazem com que o aparelho precise de mais temperatura do que o normal. O custo para conserto pode chegar ao valor de um novo maquinário, portanto, escolha sempre um bom fornecedor.

Agora que você entende os tipos de ribbon da impressora térmica e os benefícios de usar esse formato para seus impresoas, conheça os tipos de etiqueta ideais para sua loja!

Um comentário em “Afinal, para que serve Ribbon da impressora térmica?”

Os comentários estão desativados.

Share This