fbpx

Etiqueta ideal para caixa de papelão

Para que a etiqueta adesiva mantenha-se fixada à caixa de papelão, é importante observar dois aspetos: material da superfície da caixa e tipo de adesivo da etiqueta.

Listamos abaixo os principais materiais de superfície de caixas de papelão e qual sua necessidade de adesivo para que a etiqueta mantenha-se aderida sem descolar.

Papelão reciclado

Adesivo mais indicado para a etiqueta: adesivo de borracha (também conhecido como adesivo hot melt).

O papelão reciclado apresenta uma superfície muito porosa, asperosa, pouco lisa, e para que a etiqueta se firme nela é necessário que seu adesivo preencha suas micro deformidades. O adesivo que apresenta estas características é o adesivo de borracha (hot-melt) por sua maior viscosidade, elasticidade e maleabilidade, diferentemente do adesivo acrílico, que é mais duro.

Papel Kraft

O papel Kraft é uma superfície de relativa boa aderência, em que normalmente as etiquetas com adesivo acrílico se mantêm fixas sem muitos problemas, por se tratar de um papel com maior regularidade que o Papelão Reciclado.

A vantagem da etiqueta com adesivo acrílico é que ela não deixa resíduos ao ser removida. Mas se isso não for um problema para seu uso, melhor optar pelo adesivo de borracha (hot melt) para ter mais segurança que a etiqueta irá se manter fixa.

Com relação ao preço, não há diferença entre o adesivo de borracha e o acrílico, se os materiais usados forem os padrões de mercado. Há diferença de preço somente em caso de uso de materiais mais especiais.

Papel laminado

Adesivo mais indicado para a etiqueta: adesivo acrílico.

Por apresentar uma superfície bastante lisa, o papelão revestido com papel laminado possui alta aderência. Por tanto, basta o adesivo acrílico para uma boa fixação da etiqueta. A vantagem de usar este adesivo ao invés do adesivo de borracha, é que se for necessário removê-lo, deixará pouco ou nenhum resíduo.

Ainda com essas informações é bom realizar um teste para verificar se o adesivo da etiqueta, aplicado na caixa, atende bem às necessidades.

Share This