fbpx

Os principais tipos de adesivos de etiqueta

São muitas as variações de adesivos de etiqueta, e cada fornecedor dá um nome à elas. Mas para simplificar, listamos aqui os principais tipos, de forma que você tenha a informação necessária para maioria dos casos de aplicação.

Cada uma com características e aplicabilidades diferentes. Confira abaixo quais são:

Adesivo borracha (hot melt)

O adesivo borracha (ou hot melt) é ideal para superfícies rugosas, ásperas ou com poucos pontos de contato, devido à sua alta elasticidade que preenche estas irregularidades. Esta mesma característica o torna ideal para o uso em ambientes com variação de temperatura, como em setores de frios em supermercados por exemplo, por resistir à dilatação térmica das superfícies.

Este adesivo é contra indicado em bens de consumo em que o consumidor deseja remover a etiqueta, pois deixa muito resíduo.

Adesivo acrílico

O adesivo acrílico possui a aderência suficiente para a maioria dos casos. É perfeito para aplicação em superfícies lisas, sem rugosidade nem porosidade.

Em uma eventual necessidade de remoção da etiqueta, não deixa aqueles resíduos tão inconvenientes de serem retirados. Mas se remover a etiqueta faz parte do seu processo, vale a pena conhecer o adesivo removível, apresentado mais abaixo.

Seu uso é contra indicado em superfícies ou processos que sofrem variação de temperatura, por ser um material com baixa elasticidade e não acompanhar dilatação térmica das superfícies em que é aplicado.

Adesivo removível

É uma variação do adesivo acrílico, porém com baixa gramatura. Indicado em situações que requerem a remoção da etiqueta em alguma etapa do processo.

Com essas informações é possível ter uma boa ideia de qual adesivo é ideal para etiqueta. Porém nada substitui um bom teste, aplicando a etiqueta na superfície em questão e submetendo-a a todo o processo pelo qual vai passar o produto.

Share This