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Como utilizar as etiquetas em supermercado de forma mais eficiente?

mulher gondola supermercado

Trabalhar com as melhores etiquetas em supermercados nem sempre é uma tarefa fácil. São inúmeros detalhes que fazem toda a diferença na experiência de compra do cliente. A precificação de um produto pode contribuir muito com o número de vendas. Sendo assim, cada passo do trabalho deve ser pensado de acordo com a logística do negócio.

O grande diferencial está em considerar os elementos visuais das prateleiras como parte importante da estratégia e deixar de lado a visão de gasto necessário. A forma como a empresa encara esse recurso é determinante no posicionamento de mercado.

Quer saber mais sobre o assunto? Vamos mostrar como utilizar as etiquetas de forma eficiente e valorizar o trabalho. Acompanhe!

Escolha a opção certa

Para encontrar a melhor forma de utilizar as etiquetas em supermercado é necessário avaliar as características de cada produto. Por exemplo, alguns materiais não suportam o contato com substâncias químicas e acabam prejudicando o processo de venda.

Uma boa opção, nesse caso, é procurar por métodos reforçados por plásticos com maior resistência a qualquer tipo de interação. Já em situações sem contato direto com a mercadoria, a escolha pode ser mais básica.

O formato tradicional está entre os mais usados pelos comerciantes e apresenta uma série de informações essenciais do produto, como o logotipo da empresa, o código de barras e detalhes técnicos.

Conheça todos os modelos

Existe uma infinidade de etiquetas disponíveis no mercado especializado. O ponto que transforma a estratégia de vendas está na identificação do formato adequado. Especialmente no varejo, cada área do seu negócio precisa de um apelo visual significativo na hora de conquistar a atenção do consumidor.

A estratégia deve receber muita atenção para otimizar o processo de compras. É necessário ficar de olho na mensagem transmitida para alinhar o comprometimento do negócio com a qualidade do serviço. Veja alguns modelos de etiquetas mais usados:

  • removíveis — fabricadas com materiais adesivos não permanentes, são indicadas para grudar em diferentes superfícies;
  • resistentes a composições químicas ou água — o modelo costuma ser utilizado em mercadorias que precisam de precificação permanente. Também existem opções resistentes a altas e baixas temperaturas;
  • balanças ou rotuladoras industriais — gerados no momento da compra, os adesivos costumam indicar valores da mercadoria por peso;
  • segurança — desenvolvidas especialmente contra perda e roubo dos produtos, esse tipo de etiqueta oferece diversas maneiras de controlar a quantidade da mercadoria em estoque;
  • inteligente — os modelos RFID são confeccionadas para ajudar no controle de estoque do estabelecimento. Os selos usam recursos de radiofrequência para alertar sobre a movimentação das peças.

Evite divergências de informações

Para aumentar o número de vendas e melhorar o relacionamento com o cliente, as etiquetas precisam oferecer informações exatas. Não existe nada mais desagradável durante uma compra do que encontrar um preço diferente na hora de efetuar o pagamento.

Além dos problemas com o público, a divergência também pode gerar prejuízos no fechamento das contas.

Outra questão que merece atenção é a legislação. Praticamente todas as indústrias do varejo possuem recomendações específicas sobre o assunto que devem ser seguidas criteriosamente.

Alinhe a estratégia com o marketing

Com um planejamento detalhado de marketing, você consegue usar os itens de identificação para movimentar o negócio. As peças personalizadas costumam chamar muita atenção em datas festivas ou em promoções especiais. O canal diferenciado de comunicação agrega valor ao produto e ajuda a criar um conceito da marca.

Não basta enxergar a etiqueta apenas como uma forma eficiente de informar. Quando usada da maneira correta, também pode se transformar em uma fase importante da estratégia de fidelização. Em casos de produtos “leve dois e pague um” para clientes fidelidade, as pessoas consomem com uma visão voltada ao engajamento.

Agora você já sabe como utilizar as etiquetas em supermercados de forma mais eficiente. Pesquisar bem sobre o assunto é um cuidado essencial para aumentar as vendas e tornar seu negócio uma grande referência do segmento. Também é muito importante que os selos sejam monitorados para montar um controle de eficiência e ajudar nas estratégias de vendas em longo prazo.

Gostou das informações do artigo? Então entre em contato com a iLabel para conhecer etiquetas e outros insumos focados na logística de varejo.

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